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terça-feira, 24 de novembro de 2009

Atividade 4,7

Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo
Currículo e ensino não são sinônimos, embora sejam conceitos inter-relacionados. A elaboração de um currículo depende diretamente da concepção de conhecimento, ensino e aprendizagem que se tem.
O currículo tem sido orientado à transmissão de conhecimentos socialmente válidos e resultante de uma seleção organizada intencionalmente com o objetivo de que o aluno alcance determinados resultados. No entanto, o desenvolvimento do currículo na realidade da escola e no contexto da sala de aula vai além das grades curriculares e envolve toda a escola, a vida dos alunos, o entorno escolar, os acontecimentos locais e globais que interferem no sistema de relações estabelecido na dinâmica do processo educacional.
Novas tecnologias surgem a todo o momento e nos deixam com a sensação de que estamos sempre a recomeçar. Rever nossos conceitos e práticas significa recontextualizar o que construímos em outras situações, isto é, ressignificar o que já possuía algum significado anteriormente construído ou tomar consciência de hábitos automatizados sobre os quais deixamos de refletir. Afinal, somos seres inconclusos e em constante processo de aprendizagem.
Vale aqui lembrar o que Paulinho da Viola traz em música:
"A toda hora rola uma estória
Que é preciso estar atento
A todo instante rola um movimento
Que muda o rumo dos ventos."
Com essa idéia de mudança, podemos destacar o que Paulo Freire deixou registrado em inúmeras palestras: “Há necessidade de sermos homens e mulheres de nosso tempo que empregam todos os recursos disponíveis para dar o grande salto que nossa educação está a exigir”.
A idéia de projeto envolve a antecipação de algo desejável que ainda não foi realizado, traz a idéia de pensar uma realidade que ainda não aconteceu.
Ao desenvolver projetos em sala de aula, explicita-se a necessidade de criar uma nova
cultura educacional. A utilização das tecnologias e mídias potencializa a construção de redes de conhecimento e comunicação, bem como o desenvolvimento de projetos voltados para compreensão e resolução de problemas da realidade.
O uso das tecnologias e mídias no desenvolvimento de projetos favorece uma nova visão educacional ao:
• Considerar a escola como um espaço privilegiado de interação social, integrada a
outros espaços de produção do conhecimento;
• promover a colaboração e o diálogo entre alunos, professores, gestores e
comunidade;
• construir pontes entre conhecimentos, valores, crenças, usos e costume;
• desenvolver ações em prol da transformação individual e social;
identificar o currículo construído na ação, por meio da análise dos registros digitais.

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